segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Paulo Freire

A interdisciplina de Didática nos brindou com uma atividade sobre os temas geradores, do nosso inesquecível Paulo Freire.
Aqui a minha postagem da atividade, trouxe a mesma do webfólio, pois gostei da escrita e penso que estão boas as minhas colocações:

ENFOQUE 5 - TEMAS GERADORES
Stela Maris da rosa Dias (Pead)*

Após as leituras sugeridas pude perceber a importância da fala do professor Paulo Freire sobre os temas geradores: é necessário que os educadores investiguem junto aos seus alunos qual a realidade em que estão inseridos, encontrando no seu universo vivido o que oferecer como conteúdo significativo para a aprendizagem da palavra a ser lida e escrita.
Conforme Paulo Freire diz: “diálogo é encontro solidário do homem mediatizado pelo mundo, que o permite refletir e agir, criativamente sobre esse mundo que o cerca para a conquista da libertação humana”.
Os educadores devem construir o conteúdo programático de forma organizada e sistematizada através dos elementos que os próprios alunos trazem da sua realidade, inserindo-os num pensar crítico sobre a realidade vivida. O educador por sua vez deve problematizar a situação concreta e presente do aluno, levando-o a refletir o mundo em que vive através das suas aspirações, desafiando-o a uma resposta pensada intelectualmente por meio da sua ação, que pode então transformar esse mundo vivido em mundo real e sonhado como melhor para si junto com o outro.
Frei Betto em sua fala sobre o educador Paulo Freire traz o método Freiriano claramente traduzido: “alfabetizar conscientizando permite a descoberta do que é natureza e cultura; qual a importância do trabalho humano e da ação do homem sobre a natureza, o que lhe permite a transformação dessa ação em cultura”. Humanizando a natureza e os homens se instauram as relações sociais, salariais, opressoras, domesticadoras, libertadoras.
Entender que a leitura do texto será melhor compreendida pelo aluno quanto mais o texto estiver inserido no seu contexto de homem-sujeito real levará o educador a programar o seu conteúdo através daquilo que permitirá ao seu aluno adentrar ao mundo da escrita e da leitura a partir do seu mundo real e vivido.

Bibliografia:
FREIRE, Paulo. A dialogicidade – Essência da educação como prática da liberdade. In: _____. Pedagogia do Oprimido. 40ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p.89-101.
Frei Betto. Paulo Freire: a leitura do mundo. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf, acesso em 01/12/2007.

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