sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Colhendo Frutos

Quero trazer um registro bem importante sobre meu trabalho na escola infantil.
Desenvolvo ao longo do ano um projeto de inclusão digital na biblioteca Pública Municipal, onde levo meus alunos de 4/5 anos semanalmente nesse espaço para utilização dos computadores.
Os alunos manuseiam jogos e atividades ali no Telecentro de informática.

Trabalhamos também desde o ínicio do segundo semestre o projeto Inclusão Literária e Cultural, onde nos reunimos quinzenalmente com os alunos e os livros, um trabalho de pesquisa impressa numa semana e na outra semana uma Hora do Conto.

Durante todo o ano venho comentando com minhas colegas sobre a importância do local como ponto de aproximação entre nossos alunos, cultura e informática, livros e letramento, consciência fonológica e aproveitamento dos espaços coletivos públicos além dos muros da escola.

Qual não foi minha surpresa ao concluir nosso PA e descobrir através da pesquisa final aos professores da escola, que já estávamos em cinco professores realizando essa atividade com nossos pequenos no Telecentro da Biblioteca.

Ainda na quinta feira, dia 5 de novembro realizamos nosso encontro de pesquisa e olha só o que aconteceu: enquanto estávamos ali, entre as 09 e 11 horas da manhã, chegaram nesse espaço mais duas turmas de aluninhos. Uma delas foi para a Hora do Conto e a outra além dessa atividade, fez uso dos computadores também. A outra turminha que foi de volta para a escola sem o manuseio dos computadores foram todos reclamando com a professora a vontade de ficarem ali! E são pimpolhos entre 2 e 3 anos de idade!

Começo a acreditar mais em nosso trabalho de “forminguinha” ou “passarinho no incêndio da floresta”!
Fiquei muito feliz com esse encontro, inclusive teci meus comentários acerca do assunto em meus registros virtuais da turma, em nosso site: http://bemmequeinfantil.pbworks.com/

2 comentários:

Roberta disse...

Stela!!

O trabalho dentro da escola é mesmo um trabalho de formiguinha, às vezes leva tempo para podermos começar a ver os resultados, pois as mudanças assustam as pesssoas e muitas preferem fazer como sempre fizeram sem dar oportunidade ao novo. E a nossa tarefa é ir mostrando, sem muito alarde senão elas se esquivam, que existe sim outros meios de se trazer conhecimento aos pequenos.

Abraços
Roberta

SuzanDavidBlogs disse...

Querida Stella!
Fiquei encantada com seu trabalho! Parabéns pelo teu Projeto e pelos frutos colhidos!

"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz". Lewis Cass.
Beijos!