sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Psicologia

APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA

Crescer implica em viver.
Para viver necessitamos e passamos por várias fases, etapas distintas nas nossas vidas. E a cada etapa vivida adquirimos aprendizados. Esse aprendizado não acontece estático, passada a fase aprendeu-se e pronto, está acabado. Na interação com o outro, através das nossas vivências, trocando com outros sujeitos, acrescentamos aprendizagens em todos os momentos das nossas vidas. Essas aprendizagens se dão em tempos próprios a cada indivíduo, embora as fases sejam distintas e tenham idades aproximadas, cada um os vive de acordo como se deu a evolução do seu próprio crescimento.
Para acontecerem às aprendizagens necessárias ao meu crescimento individual, intelectual, é necessário que eu mesma as vivencie, trocando e interagindo com os outros indivíduos que formam a minha rede de vivência e convivência. As etapas de aprendizagem destacadas por Piaget acontecem não somente com as crianças. Na medida em que eu, aluna do Pead, vou avançando nos meus estudos, vou também acomodando os conhecimentos necessários para alcançar a próxima etapa. E assim sucessivamente, a cada semestre vivido, me permito ir em busca de outras aprendizagens, assimilando conhecimento, agregando ao meu saber anterior, construindo minhas novas aprendizagens. Assim, como com os pequenos, a relação professor-aluno interfere mais visivelmente no meu aprendizado sendo adulta. Pois aqui, nesse tempo de estudante adulta necessito tanto mais “contato afetivo” com os mestres tanto quanto criança.



Nenhum comentário: