sábado, 28 de junho de 2008

A moça Tecelã

Marina Colasanti nos brinda com esse conto maravilhoso.
Há alguns anos atrás, assisti uma contação de histórias, num dos
Fóruns de Educação, em Osório.
Pois a contadora então fez uma belíssima apresentação
ao contar "A moça tecelã".
Fiquei encantada com essa história.
Agora, ao terminar esse semestre, o quarto eixo,
pensei nessa história, como uma forma bonita de representar
meu trabalho de educadora:
"a possibilidade de tecer um recomeço, com a luz da manhã".
Aqui podemos transpor para a nossa prática em sala de aulas:
_ Podemos tecer nossa prática diariamente, junto com nossos alunos,
descobrindo cores apropriadas,
tons necessários,
fios mais fortes,
laços e entrelaçamentos de saber,
buscando acertar o sabor,
a cor,
a siginificação!
Caso esse tecer não dê certo,
não saia um bom tapete,
temos (demos) a oportunidade de refazer tudo
à luz da manhã.
Podemos destecer isso tudo
e tecer de novo.
Quantas vezes for preciso,
até que possamos dar conta do "nosso tapete".
Tecendo juntos,
meus alunos e eu e
eu e meus alunos
com certeza sairá um trabalho muito bonito!

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Muito lindo o conto. Fiquei pensando se, no teu caso (como alguém que faz uma formação, sendo aluna também) este tapete não terá mais mãos ajudando a tecer?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie