segunda-feira, 21 de abril de 2008

Representação do Mundo Pelas Ciências

Concluindo as propostas do Módulo 1 nessa madrugada, venho aqui tentar registrar algo mais reflexivo sobre o assunto.
Marise Basso Amaral nos fala "sobre a representação de mundo que nos é imposta pela mídia como se essa representação fosse absolutamente real." E é a constatação da verdade; nós todos somos induzidos pela produção publicitária que nos é reforçada diariamente pelos meios de comunicação que nos bombardeiam com tanta "representatividade" naturalmente aceita, sem questionamentos, sem curiosidade, sem comprovação da veracidade. Aceitamos o pronto, é assim que nos mostram, que nos contam e acreditamos.
Nessa contradição entre real e natural, verdade e comprovação, curiosidade e aceitação, certo e duvidoso, acabamos por reproduzir aquilo que vivemos, indo junto com a maré!
Aqui, " entendemos a linguagem como instrumento de constituição da realidade", fala da Marise Basso.
Interessa que tomemos como lição esse primeiro desafio, "problematizando o óbvio, suspeitando do que é dado como certo, do natural para todos, questionando as representações históricas e sociais, vendidas como a realidade que adentra a nossa casa, a nossa escola, diariamente: o currículo escolar, o livro didático, a publicidade, a moda, a tevê..."
Necessário se faz que tenhamos uma fazer pedagógico novo para esse assunto: " a escola pressupõe o lugar do conhecimento, da produção da cultura, da desmitificação do certo/errado, da verdade/inverdade, da comprovação e da aceitação." Na sociedade contemporânea se faz necessário ampliar as possibilidades de representações, sem dominação do branco sobre o negro, do pobre sobre sobre o rico, do homem sobre a mulher. Desmitifiquemos o enso comum e passemos a ter uma escola de produção de verdade e comprovações, dúvidas e questionamentos, de construção de conhecimentos, de pesquisa e buscas constantes!

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