quinta-feira, 3 de abril de 2008

REFLEXÃO DO TRABALHO FINAL/2007

Apresentar o trabalho final a um grupo de colegas,
Selecionadas por uma ordem alfabética,
Me deixou bem apreensiva!
Pelo fato de não fazerem parte do nosso dia-a-dia,
Não saberem da nossa prática diária,
Não conhecerem o "nosso pensar e fazer educação" em sala de aula...

Apresentá-lo a um professor "desconhecido",
Recém chegado no Pólo TC,
Vindo da Europa (?)
Que não participara da nossa caminhada (árdua) no Pead,
Talvez não soubesse muito da nossa "viagem"...
Isso me deixou completamente angustiada!
Fiquei assustada!!!

Buscar minhas anotações no portfólio,
Rever os textos estudados (ou não!!)
Sintetizar minhas aprendizagens em tão pouco espaço disponibilizado
Foi bem difícil, falo muito, escrevo mais ainda, e se tiver corda, então!

Somente 10 minutos pra contar a todos
O quanto foi importante pra minha vida profissional o terceiro semestre
Foi muito pouco tempo...

Ficou a certeza de que tenho muito a trilhar ainda...
Chão bastante pra melhorar meus conhecimentos teóricos
E muitas buscas a realizar.

Tenho uma imensa dificuldade de me comunicar frente a um público desconhecido.
Tenho uma capacidade enorme de "simplificar" minha fala, pois estou acostumada a esmiuçar tudo com bastante simplicidade para que meus pequenos possam melhor compreender o que digo.
Tenho medo do desconhecido.
Aliás, não só medo, PAVOR!

Particularmente eu gostaria de ter apresentado meu trabalho junto às pessoas que me são mais próximas no convívio diário, àquelas que tenho mais afinidade e até mais afetividade, pois isso me facilitaria a exposição das minha aprendizagens com mais naturalidade.
Também preferia ter apresentado esse trabalho a um professor e um tutor que conhecesse um pouco mais da minha caminhada, que tivesse me acompanhado na travessia por mais tempo.

Racionalmente falando,
foi bem proveitoso e até prazeroso esse trabalho com pessoas mais distantes,
proporcionando-me uma postura mais cautelosa, mais comedida, menos apaixonada das minhas aprendizagens frente a um grupo menos conhecido.

De tudo ficou a certeza de que estamos apenas começando... (Fernando...)

Stela em 04/04/08 às 00:54.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Stela,

Tua postagem focalizou bastante a angústia diante do desconhecido, do Professor (que veio dos Estados Unidos) e era novo no Pólo e de uma platéia "aleatória"(que não havia sido escolhida por ti). Devo destacar que experiências como esta são fundamentais para o nosso crescimento acadêmico. Com certeza nos sentimos mais seguros ao apresentar para aqueles que sabem do que estamos falando, pois compartilham das mesmas experiências. Porém nem sempre escolhemos a platéia, aliás, na prática, raramente temos esta opção. E, também, precisamos estar preparados para estes momentos. Quanto ao tempo, de apenas 10 minutos para apresentar, também merece registro. A banca já havia lido o teu trabalho, os colegas talvez não. Assim, os 10 minutos eram para enfatizares os aspectos mais relevantes e exercitar a tua capacidade de síntese. Os que tivessem interesse poderiam te contatar depois, olhar o teu blog, enfim. Quando apresentamos um trabalho em evento, a sensação de que o tempo é pouco se faz presente, porém a idéia é passar com o máximo de clareza o que se fez. As vezes são pesquisas que duraram anos. Quem se interessa em saber mais, costuma nos procurar depois...
Coloquei tudo isto no comentário, pois continuaremos adotando a mesma metodologia de avaliação e acho importante enfatizar o quanto este exercício é importante em nossa acadêmica. Em muitos cursos os alunos só se deparam com uma banca ao final, sem terem vivenciado isto em nenhuma oportunidade. Estas bancas são públicas, ou seja, além dos colegas, qualquer pessoa pode assistir. Assim, aproveite bem estas oportunidades, pois lembrarás muito delas no futuro. :)
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie