quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PROJETO DE PESQUISA NA DIETSCHI



Esse projeto de pesquisa fez parte do meu planejamento escolar do ano letivo de 2008, e foi desenvolvido com meus alunos do 1º e 2º anos da Dietschi.

Fez parte também do meu PIE, no eixo IV, conforme registrei no meu objetivo do curso: “quero levar as tecnologias que estou aprendendo a utilizar (e que foi através do pead que tomei conhecimento) pra minha sala de aula, permitindo aos meus pequenos um contato mais direto com as ferramentas oferecidas, podendo utilizar o computador como uma forma a mais para motivá-los em busca de suas aprendizagens diárias.”

Dei início a esse projeto com o objetivo de “incentivar meus alunos à pesquisa, levando-os a utilizar a biblioteca e o seu acervo como lugar de busca de conhecimento, bem como possibilitar-lhes uma noção das tecnologias de informática, com o registro no blog (caderno virtual), para poderem se utilizar dessas ferramentas tecnológicas em seu favor nos anos escolares vindouros”.

Iniciamos em abril e concluímos agora em novembro.

A culminância deu-se na Feira de Conhecimentos da Dietschi, na data de 12 de novembro.

Apresentamos o produto final das pesquisas realizadas aos pais e comunidade escolar: exposição de um livro artesanal, individual de cada aluno, e sua respectiva pesquisa, confeccionados após cada socialização da pesquisa.

Ao longo de todo esse trabalho, empenhamos cerca de 100 horas efetivas, distribuídas durante o ano letivo, nas aulas de terça feira (dia em que a pesquisa individual se realizava) e na quarta feira (quando se dava a socialização ao grande grupo).

Aqui está o desenvolvimento do projeto.

Nossos registros da pesquisa e socialização encontram-se aqui .

O registro dos alunos estão nesse endereço .


Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Meus parabéns pela atividade!!! Os registros estão fantásticos! É mais um belo projeto desenvolvido e que certamente contribuirá para a formação dos teus alunos. Acho que um trabalho como este merecia ser divulgado num evento. Pense nisso e se precisar de ajuda pode contar comigo!
Um grande beijo,
Profa. Nádie