domingo, 20 de junho de 2010

Muitas Histórias

Esse foi o tema geral do meu projeto de trabalho que está registrado nessa página.

Então fechamos o estágio supervisionado falando dessas nossas histórias todas: de cada aluno e de todos nós. Da Cidade em que moramos através da contação de história de pescador, pelo senhor Flávio Mittmann, que veio até nossa sala nessa semana, e que mostrou aos alunos os instrumentos de trabalho para uma boa pescaria, contando do uso e manuseio desses para poder acontecer a pesca. Aqui mostrando que história de pescador se faz na terra de pescador. E retomamos todas as histórias que vemos falando e vivendo ao longo do ano e dos poucos anos de cada aluninho e launinha dessa turma!

DÉCIMA SEMANA DE ESTÁGIO

Semana 10
Finalizando meu estágio supervisionado nessa décima semana trabalhamos as questões das origens das nossas histórias pessoais e coletivas.
Realizamos atividades manuseando documentos importantes para os alunos:

1.Certidão de Nascimento, documento que os insere na família, primeiro grupo que fazem parte, onde há o seu nome, dos pais e avós e diz o lugar que nasceu, e não o lugar em que vive, situando o aluno na esfera familiar;
2.Ficha de Matrícula: outro documento importante na inserção do aluno na escola, que insere aquele personagem em outro grupo de convivência, onde diz seu nome junto a tantos outros nomes, que fazem parte desse novo grupo em que passam a atuar.

Conversamos da importância para cada um de todos termos esses documentos pois eles são a comprovação, a legitimação que os mesmos nos dão de pertencimento a uma família, com suas origens raciais e culturais, convivendo entre vários membros importantes na formação de valores e desenvolvimento, tanto físico, como social. Enquanto alunos fazem parte de uma turma, com vários outros alunos de outras localidades, vindos de outras famílias, com seus costumes e hábitos, trazendo também seus valores ali vivenciados. Essa convivência mútua permite a troca e partilham de vários aprendizados, principalmente as questões de regras de boa convivência que todos os grupos precisam estabelecer para bem viver.

Essas questões ficaram bem entendidas na montagem que fizemos do Mapa dos Endereços, onde cada aluno desenhou sua casa e colou num determinado local do papel, representativo do Mapa do Município. Depois então cada um desenhou sua família e sua casa num lado da folha, e no outro desenhou a escola e sua turma. Essa representação ilustrativa foi o que comprovou o entendimento dos alunos nas esferas sociais em que está inserido.

Exploramos o Mapa Múndi, relevamos as questões ora em evidência no mundo: a Copa do Mundo de Futebol, que está acontecendo na África do Sul. O aluno João Gabriel, que é um expert nesse assunto, mostrou a todos os colegas o quanto vive esse assunto em seu dia-a-dia: localizou todas as bandeiras dos times que estão na Copa, e ainda ajudou as meninas a localizarem e demarcamos também os países que estão nesse campeonato. O destaque aqui ficou por conta de manusear um mapa onde está visível o Mundo-Planeta, esse espaço coletivo que todos partilhamos e que devemos ter sempre muito cuidado com a natureza, pois é dela que sobrevivemos.
No livro “Azul e lindo Planeta Terra: nossa casa”, de Ruth Rocha e Otávio Rocha (1990) tem essa fala que destacou quanto a importância que temos necessidade de dar ao coletivo em nossa sala de aula: “Todos os homens são iguais e, portanto têm o direito de viver bem, num ambiente saudável. Todos têm o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as suas formas”.

Nossa parte, a parte da turma nesse cuidado com o Planeta, está evidenciada no projeto de trabalho que realizamos desde o ano passado, Cuidando do Espaço Coletivo, e que apresentamos ao Município nesse mês de junho, nas Semana do Meio Ambiente.

Nessa exploração do Mundo, pesquisamos as imagens dos animais da África e dos animais do Arroio do Sal, pois esse é nosso lugar-moradia, de pertencimento. E descobrimos como são poucas as informações sobre os animais do Município.
Como já antecipei na postagem anterior, aqui consegui dar início ao nosso PA, um PA onde vamos pesquisar os animais aqui existentes e vamos então criar um blog para ali deixar esse registro, que permita outras pessoas conhecerem os tantos animais que temos.

Essa semana, talvez por ser a última, permitiu mais traquilidade ao trabalho em sala de aula, mas nem por isso finalizou as propostas de trabalho que tenho para o ano letivo junto à turma.
Ao contrário, abriu as portas para um Projeto de Aprendizagem na turma , onde os próprios alunos serão os autores dos registros encontrados através da pesquisa em casa e nos locais onde estão os próprios animais. Já na semana que vem vamos à Zona Rural do Município, dentro do projeto de trabalho “Arroio do Sal Geográfico: Qual é teu Espaço?” e já vamos registrar os animais ali vistos em fotos e numa listagem.

Depois vamos realizar outras atividades de busca: na praia, nos arroios, de volta ao Parque Tupancy, coletar fotografias das famílias, realizar um pesquisa de dados em todas as escolas do Município, nos anos iniciais, para saber que animais existem por aqui...

Enfim, o estágio supervisionado terminou nessa décima semana, mas o trabalho não.

Para finalizar esses registros semanais da prática diária enquanto aluna, quero deixar essa fala que retirei da Revista do professor, de número 61, do ano XVI, datada de janeiro/março/2000, assinada pelos editores:
“ A educação brasileira chega ao ano 2000 buscando consolidar mudanças no seu rumo e inovações no seu desempenho. Aí estão novas concepções de educação, de ensino e de aprendizagem, novas formas organizacionais e pedagógicas estão sendo implantadas na educação infantil, no ensino fundamental, médio e profissionalizante...A nova concepção de inclusão abre espaço para que os diferentes – negros, índios, deficientes, sem-teto e sem-terra – tenham voz e vez no sistema escolar e possam ingressar nele... A escola vêm, cada vez mais, se integrando às comunidades nas quais estão inseridas e estas sentindo-se corresponsáveis pela qualidade de vida e do ensino existentes nos estabelecimentos. A ideia de parceria ganha adeptos por toda a parte. E a existência dos parceiros garante o êxito em todas as partes.”

Essa fala garante que meu trabalho está no rumo certo, buscar a parceria das famílias, dos alunos num novo jeito de trabalhar, através dos projetos de Aprendizagens, que exigem essa parceria para dar certo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

...




ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ABRIL A JUNHO/2010


Deixar pegadas,

Colher fotografias,

Levar lembranças!

Tânia Arigony

quarta-feira, 16 de junho de 2010

PAS

Enfim consegui, ao final dessa semana de estágio dar um rumo definitivo ao PA da turma.
Enquanto pesquisamos curiosidades e conversamos sobre elas ainda não tínhamos encontrado um tema que nos permitisse um autoria.

Hoje, após vários dias de trabalho, na biblioteca pesquisando imagens, na sala manuseando encartes, tratando assuntos, conversando juntos, decobri um tema que penso ser importante e que será possível realizarmos um PA colaborativo: ANIMAIS DO ARROIO DO SAL.

As famílias colaboram com o trabalho na pesquisa em casa e na rua, na loclaidade, e aos poucos vamos descobrindo novidades em termos de quais animais temos aqui e então podemos organizar um bom trabalho de pesquisa, de imagens e podemos então inserir no mundo virtual via blog.

Esse tema surgiu da necessidade que tivemos ao pesquisar na internet do Tele Centro na Biblioteca Pública sobre os animais locais e os da África. De lá encontramos fartura de informações, daqui quase nenhuma.
Levantei a questão na roda de conversa e os alunos concordaram que podemos ser os primeiros a registrar essa informação.
Então nos conferirá autoria de um trabalho inédito.

Ficamos muito interessados no assunto e já na semana que vem vamos viajar á Zona Rural e já registraremos animais rurais em fotos...

sábado, 12 de junho de 2010

REFLEXÕES NATURAIS!

ESTÁGIO: SEMANA NOVE

Nessa nona semana nossas atividades em aula foram voltadas ao cuidado com a natureza.
Observamos os espaços naturais da nossa Cidade, rememoramos a visita ao Parque Natural Tupancy, revimos o nosso arroio histórico e relembramos a origem do nome do Município e sua história.

Relacionamos essa origem, essa história do Município com a história dos alunos, seus nomes e significados; lembramos novamente quem havia escolhido seus nomes e que significado para a família tinha o nome dos filhos.

Realizei essa retomada da história de cada aluno através da leitura da “Biografia” dos alunos, tarefa de casa que as mães escreveram.
Para essa atividade de casa os alunos realizaram em sala seu autorretrato, mandei bilhete explicando as mães o que era uma biografia e solicitei que escrevessem a história dos seus filhos contando desde o dia do nascimento, local e acrescessem todas as informações que quisessem; pedi que contassem o que os filhos faziam, onde brincavam, onde morava. E pedi que contassem alguma coisa relativa ao balneário em que moram, contextualizando assim a história pessoal, individual do aluno e a inserção na família e na comunidade.

Então, através da roda de audição das biografias cada aluno tinha que se identificar na história lida, enquanto ouvia essa leitura cada aluno ia realizando um desenho para que houvesse atenção e concentração na vez dos colegas ouvirem sua biografia. No desenho deveriam acrescentar algum dado lido/ouvido da sua história contada pela mãe.

Esses registros estão na wiki do estágio, nesse endereço.


Fizemos toda a retomada das ações que realizamos em favor do meio ambiente desde o ano passado, através do projeto CUIDANDO DO ESPAÇO COLETIVO durante essa semana, pois apresentaríamos esse projeto na Semana Municipal do Meio, no dia 10 de junho, quinta-feira.

Através de uma produção de história individual, cada aluno criou um “personagem cuidador da natureza” e me contou a história, eu anotei na folha em que desenharam e registramos nos blogs dos alunos, no Tele Centro da Biblioteca Pública Municipal que utilizamos todas as terças-feiras, para o desenvolvimento do projeto de trabalho “Biblioteca Pública: Lugar de Aprendizagens”.

Os registros encontram-se na lista dos blogs dos alunos, nessa página.

Após toda a retomada que fizemos de todo o cuidado que nós temos com a natureza, apresentamos o projeto na Semana do Meio Ambiente Municipal, em Rondinha.

Foi uma apresentação em que eu expunha o trabalho e os alunos iam contando as ações que realizamos nesses dois anos de projeto, conforme os questionamentos que eu lhes fazia. Depois da apresentação do projeto os presentes assistiram a uma coletânea de fotografias doa alunos em ação que organizei num ppt.

O trabalho está registrado aqui.

O projeto está em meu wiki da turma.

Enfim,nossa semana foi de consciência coletiva da necessidade de todos participarem e colaborarem com sua parte em favor da natureza que ainda resta em nosso Município e no Planeta!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

SOLIDÃO

"Deus costuma usar a solidão
Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida."

Fernando Pessoa

domingo, 6 de junho de 2010

SALA DE AULA X MUNDO REAL




Enfim, essa oitava semana foi muito proveitosa em termos de reflexão.

Até porque tivemos um feriado prolongado para uma parada em nosso corre-corre diário!

Realizamos nossa viagem ao Parque Tupancy, dentro do projeto de trabalho “Arroio do Sal Geográfico: Qual é teu Espaço?” e foi uma daquelas atividades que muito rendem provas que nossos alunos tem inúmeros entendimentos sobre todos os assuntos que se apresentam: sejam científicos ou não. E conseguem demonstrar toda a cientificidade do quanto apreendem disso tudo através das suas memórias: relembrando as informações já vividas em aula ou no local. Vemos trabalhando a natureza do Município desde o início do ano letivo, em 1º de março, e já trabalhamos a natureza do Parque e sua importância para o Município. Quando chegaram ao Parque Tupancy já tinham elementos suficientes do que os esperava. Tinham conhecimento do que iam encontrar. E foram além: os alunos exigiram a leitura das informações todas que ali estão, nos banners e informativos! Na volta a escola sentaram na frente do painel de recortes e apontaram todos os animais e plantas que eles pintaram e viram lá no Parque, transpondo toda essa informação trazida do local para a sala de aula, e vice-versa.


Iniciando a construção de PA



Bom, nessa oitava semana também iniciei uma pesquisa de ideias, escrita e não mais de imagens, para dar um início ao Projeto de Aprendizagens da Turma. Foi uma simples explosão de ideias para ver como as coisas se processariam nesse começo. Cada aluno já realizou uma pesquisa na Biblioteca, via internet, e já estou fazendo as anotações, para então dar rumo a um Projeto de Aprendizagem.
Ainda vou dar continuidade às pesquisas, pois alguns alunos faltaram na semana passada e não realizaram essa tarefa.
E até mesmo para podermos nos encontrar numa mesma fala e descobrirmos o que podemos pesquisar juntos e que possamos acrescentar uma autoria própria.
Estamos em fase de conhecermos mais um pouco para chegarmos as vias de fato da construção coletiva de um projeto de aprendizagem.

BLOGS E BIBLIOTECA




Essa semana também me possibilitou refletir sobre nosso trabalho na Biblioteca Pública, pois semanalmente lá nos encontramos no Tele Centro e manuseamos os computadores:

Jogos educativos: Quebra-cabeça, Jogo da memória, Caça-letras, Come-letras, Junta-letras.

Atividades de coordenação motora e visual: colagem de imagens, pintura de cenários, desenho livre, utilização de letras e cores, pincel e borracha, efeitos especiais, colagem e montagem.
Pois esse anos então acrescentei a criação do blog individual dos alunos, pois até o ano passado os registros virtuais eram feitos só por mim, em casa.

E essa atividade foi muito bem vinda aos alunos: eles estão encantados com seu “caderno virtual”. Escolheram a cor, escreveram seu nome e assinam as postagens que faço junto com eles, ali , explicando cada passo que vou fazer, informando cada escrita que realizo e mostrando a página editada.

Realmente, cada vez mais me convenço que as TICs são ferramentas importantes de serem trabalhadas na escola, mas que podem muito bem ser aproveitadas onde se encontram, mesmo fora da sala de aula.

Como é o nosso caso.

REFLEXÕES NECESSÁRIAS

SEMANA OITO

Encontrei muitas dificuldades ao longo desse período de readaptação à uma nova turma, num novo espaço físico e tive que procurar, buscar novas estratégias em favor de unidade na nossa rotina diária.

Os alunos sentiram tanto quanto eu essas mesmas dificuldades, mas com uma grande diferença: não estão sendo avaliados em um estágio supervisionado de finalização de curso de graduação.

E com certeza isso tornou minha carga mais pesada do que a deles!

Um estágio supervisionado, por si só já traz muita dúvida, angústia e nervosismo. Isso tudo gera um estresse além do normalmente, e isso mexeu muito com minha estima, meu trabalho, minhas potencialidades.
Por diversas vezes me senti tentada a desistir de tudo.

E por outras tantas vezes retomei minha caminhada angustiada: não é possível desistir agora, na reta final.
Vou sobrevivendo a tudo isso.

Mas aos poucos vou reencontrando meu equilíbrio emocional necessário para dar contar de buscar mais, em fazer mais, em melhorar meu trabalho diário, pois quem precisa disso são meus alunos, e é por causa deles que aqui continuo.

Descobri algumas estratégias para concentrar a atenção dos alunos: utilizar atividades paralelas motoras, em conjunto com a roda de conversa, para que os alunos encontrem um ponto de equilíbrio enquanto o outro que está contando conte o que precisa, faça sua narrativa sem desvios de atenção ou a realização da tarefa com mais calma e tranqüilidade.
Ou que faça, ao menos, menos barulho com sua brincadeira para que eu ou o outro colega possamos ouvir a fala que precisamos ouvir, para entendimento e realização da tarefa proposta.

Aqui foi um trabalho garimpado, individualmente mesmo, com aqueles alunos que perderam seu rumo (até porque já eram alunos muito difíceis de se lidar) e que tiveram que retomar o trabalho com outros alunos disputando atenção ou para saber quem é o mais forte da turma!

As aulas começaram a melhorar quando me dei por conta que eu precisava buscar outros jeitos de atrair a atenção e concentração numa turma que havia se desfeito, e precisava se refazer; de novos e velhos alunos, de velha e de nova professora.

Estamos chegando ao final do estágio e estou a cada dia mais convencida que nós professores somos eternos sonhadores!

Sonhamos com impossíveis!

Mas sempre os tornamos possíveis:
Pensamos uma sala de aula diferente e fazemos uma aula diferente.
Refletimos no tanto que temos a fazer, buscamos novas metodologias, e conseguimos dar conta em nossa sala de aula.
Mas nem sempre conseguimos isso com alegria, com felicidade.



Olha que profissão bem difícil fui inventar de querer ser!