domingo, 30 de maio de 2010

ESTÁGIO






Estágio: semana sete.



Nessa semana as reflexões foram sobre as memórias dos alunos referentes a todo o trabalho que estamos realizando desde o início do ano letivo, e mesmo os alunos novos, incorporados à turma nesse mês já estão trazendo elementos importantes em suas narrativas diárias. Conseguimos alguns momentos de brinquedo livres na aula, sem conflitos, nas várias brincadeiras as representações foram bem próprias: sempre trazendo elementos da realidade vivida, cotidiana e familiar que vivenciam, mais as fantasias próprias da idade, juntando a essas, elementos adquiridos nas aulas, acrescentando tudo isso às suas narrativas.



A lingüista Maria Cecília Perroni aponta em seu livro Desenvolvimento do Discurso Infantil:ficção e relatos de experiências vividas se misturam, sendo comum combinarem-se nas narrativas infantis”. E esclarece: “esse é um recurso do aluno trazendo suas vivências e experiências para o mundo real em que está, nesse tempo, e deve ser encarado pelo professor como mais um dos elementos importantes para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos pequenos, pois é aqui nessa construção que se testemunha o nascimento do discurso narrativo, a troca comunicativa.”.


A oralidade é um dos principais motores do desenvolvimento na primeira infância sendo importante e necessário que pais e professores “se transformem em co-construtores das narrativas, incentivando a criança a avançar nos recursos que utiliza em suas construções", diz Maria Virgínia, pois "as limitações linguísticas nessa fase são importantes e o adulto deve não só escutar o que ela diz, mas também reconhecer sua intenção comunicativa e ajudá-la a expressar-se melhor”.



Pensei algumas estratégias para melhorar o andamento das aulas, para que as ordens e as atividades a executarem sejam menos tumultuadas e melhor entendidas: para haver mais silêncio e concentração na hora de ouvir suas próprias histórias, propus a atividade de rasgadura de papeis para colocar no vaso. Em outro momento, para .poder dar a ordem da tarefa realizei a brincadeira do telefone sem fio, assim todos souberam qual atividade fazer, sem que houvessem os habituais gritos e insistentes pedidos de atenção.



As atividades realizadas na Biblioteca são saborosas para eles! Desde o ano passado trabalhamos ali com harmonia. Nesse mês, após a formação da nova turma os conflitos foram bem intensos. Mas, enfim conseguimos uma unidade nessa última semana. Também conseguimos mais tempo para os alunos manusearem os jogos educativos, e estão todos envolvidos com os jogos das letras, buscando esse jogo primeiro. Os momentos da Biblioteca nessa semana não pareceram mais espaço de disputa e sim um espaço de troca, onde todos puderam usar juntos, apenas aguardando a sua vez, pois ela vai chegar! Os blogs e suas postagens feitas em conjunto comigo e com a escrita da família, em casa, também estão aparecendo em nossa roda de memórias das atividades ali realizadas.


Nessa quarta-feira tivemos o Dia do Desafio, como fazemos há vários anos. A parte importante desse ano foi a proposta da professora Clarice, coordenadora da escola Bem-Me-Quer –Anexo (Big Hotel), de cada turma carregar um lençol durante a caminhada (para não dispersar alunos) mas cada turma devia colocar algumas coisas importantes ali dentro, e não podiam deixar cair durante o percurso. As coisas importantes que meus alunos colocaram ali foi motivo de muito orgulho para mim: pensaram primeiro como importantes os recicláveis que trazemos dentro do projeto Cuidando do Espaço Coletivo: colocaram um garrafa pet, uma caixinha de leite e uma bandeja de isopor!, depois as nossas artes: tinta e pincel e uma folha, massinha de modelar e argila e seus materiais de trabalho: lápis de cor, caderno de atividades e até a mochila.


A exploração do Mapa do RS foi mais um momento bem vivido: todos os alunos se debruçaram sobre ele e se encantaram: buscaram o mar e as águas, pela cor, buscaram descobrir elementos pelos desenhos: a legenda dos navios, dos aviões, as estradas.



Nessa sétima semana conseguimos sair da sala, de entre as paredes e muros da escola todos os dias: fizemos atividades no pátio de grama, no pátio natural de areia (beira-mar), na Biblioteca Pública e a Caminhada na rua, com o Dia do Desafio 2010.



ESTÁGIO SEMANA SEIS




Durante essa sexta semana consegui manter os alunos em momentos livres na sala, sem dirigir atividade ou momentos de espera. E conseguiram brincar sem brigar, sem correrias pelo salão e sem atrapalhar os alunos dos outros espaços! Essa foi a primeira vez que esse momento aconteceu sem brigas, durante esse mês de maio. Consegui também realizar uma roda de novidades, e encontrei uma estratégia legal: o aluno que narrava sua novidade ia fotografando a narrativa do colega que estava contando; depois ia para a mesinha fazer o seu registro em desenho. Num desses momentos livres os alunos pegaram o livro “Fazendo Arte com os Mestres”, de Ivete Raffa e manusearam, encontrando as obras da Tarsila do Amaral que já trabalhamos.

Um registro importante nessa semana é o engajamento dos alunos novos com o projeto dos recicláveis: na sexta-feira levamos o material recolhido, as caixinhas de leite e os copinhos, para secretaria do Meio Ambiente, que fica pertinho do Big Hotel onde estamos instalados e foi um momento importante: a bióloga os recebeu e agradeceu a colaboração deles nesse trabalho de reaproveitar as caixinhas e copinhos para o plantio das mudas e os convidou a visitar o viveiro municipal. Enquanto saíamos da Secretaria os alunos viram várias fotos na camionete da Secretaria e foram identificando a capivara, o lagarto, o cisne, o pescador, o mar, a lagoa... Isso tudo temos no Parque Tupancy e em nosso Município! Visitaram também o arroio histórico, pois é em frente à Secretaria e teceram comentários sobre não jogar lixo ali, pois a água vai para o mar e as tartarugas podem morrer engasgadas com os plásticos. Memórias importantes de tudo que vemos trabalhando dentro do projeto Cuidando do Espaço Coletivo, para que todas as espécies possam sobreviver e nenhuma prejudicar a outra.

Um momento bem bacana de ouvir foi a conversa entre o Lucas e a Liriel, de que estavam “fazendo uma reunião muito importante”. Foi bárbaro ouvi-los contar o que estavam fazendo e vê-los apontar no caderno a escrita de bilhetes(nossos, da sala) como se fossem da reunião deles! (nesse semana tivemos reunião de pais, eles trouxeram isso nessa conversa, num momento livre na sala.
Conseguimos ir até a Biblioteca Pública nessa semana, a chuva parou! Apesar da dificuldade de entrosamento entre alunos novos e velhos e de não acontecer a parceria que havia na turma antes da enturmação, realizamos as atividades previstas: anotamos no blog o registro da escolha do nome e significado dos alunos, não todos ainda. Aqui, a satisfação e carinha de alegria deles quando eu abria o blog para entrar e encontrar o “caderno virtual”, lembravam da cor que tinham escolhido e viam seu nome escrito, que eles próprios escreveram! Então eu digitava o texto na postagem sobre a escolha, origem e significado do nome, depois cada aluno assinou seu nome. Salva a postagem, sorriam quando viam a página do blog e a escrita a maioria apontava seu nome na tela! Enquanto esperavam a vez, os alunos fizeram uma pesquisa de imagens que foi colocada em meu pen drive, para posterior registro no blog.

Foi uma semana boa, não menos corrida e ainda com muitos atritos, mas enfim, caminhando...

sábado, 29 de maio de 2010

REFLEXÕES

Estando a uma terço da finalização do estágio, após passar por várias situações que me levaram a querer desistir desse estágio nesse semestre, continuo aqui!

A cada dia que adentro o meu novo mundo de trabalho - a escola enquanto espaço físico, a turma nova (enturmada), os desafios diários e constantes, a luta para dar conta de trabalhar - procuro o mínimo que seja possível para que nosso dia, dentro dessa realidade que aos poucos vamos nos adaptando, fique pelo menos bom de se viver junto!

Mas está muito difícil mesmo de lidar com tantas crianças juntas, diferentes em suas individualidades e ainda por cima enturmadas ap´pos dois meses de trabalho com outra professora, com outro jeito d etrabalhar, com metodologia diferente.
Não bastasse tudo isso, ainda tenho que trabalhar sozinha em sala, difícultanto mais ainda. Até o ano passado tínhamos atendentes que nos auxiliavam na sala, durante a aula toda, agorea somos sozinha e solitárias em nosso trabalho da sala. Não temos um professor auxiliar ou mesmo um atendente que possa fazer o meio de campo enquanto faço as anotações necessárias, enquanto atendo um aluno individualmente, pois a professora da educação infantil além do planejamento e execução das atividades didáticas, tem que ser cuidador, orientador e ainda tem que haver o atendimento individualizado, pois são alunos que eixgem essa forma de cuidado para compreensão e até a execução das tarefas.
Embora estejam crescendo em autonomia, resolvendo alguns conflitos e dando conta das atividades orientadas precisam de quem os auxilie, na maior parte do tempo.

Os registros escritos tem que ser feitos, anotações dos registros deles tem que ser feitas pelo professor, para cada aluno; tem que haver o escutar cada uma representação, e cada um na sua vez. É impossível ouvir a todos e anotar a todos ao mesmo tempo...

Penso que nossos gestores deveriam ter a oportunidade de estarem em sala de aula ao menos um dia inteirinha, para ver se conseguem dar conta de tudo isso na educação infantil e sozinhos.

Falar em educação cidadã, gestão democrática, autonomia, democracia, cidadania,... fica sendo um discurso vazio, mediocre e mentiroso!

Enfim, vamos nos encaminhando para a finalização d emais uma etapa necessária ao tão esperado diploma acadêmico.

domingo, 23 de maio de 2010

Semana V - LETRAMENTO

Nessa quinta semana de estágio minhas reflexões se reportaram ao letramento, pois em vários momentos ficaram bem explícitas na fala dos alunos o fato de não apropriação do código linguístico para decodificá-lo, mas também ficou bem definido para meus alunos que leitura impressa, atarvés d aimagem também é possibilidade de ler!
Essa reflexão me fez voltar ao portfólio do sétimo semestre e reler a escrita que fiz sobre letramento e alfabetização.
Após essa leitura fica esse registro mais detalhado do assunto refletido na quinta semana:

"Discutimos no sétimo semestre sobre formas de letramento e alfabetismo, contextualizadas culturalmente e confirmamos que em nossas escolas também fazemos essa discussão já há algum tempo. É fato que nossos alunos estão diante de tamanha cultura impressa inseridas em vários locais: na televisão, nas propagandas, desenhos e jogos infantis, nas marcas e embalagens, nas ruas e nos comércios. Deparam-se todos os dias, desde a mais tenra idade, com esses portadores textuais diversos e diários, e conforme aponta Lilian Nascimento “a criança formula hipóteses e constrói conhecimento com as formas escritas que convive no dia-a-dia”, portanto resta a nós professores levarmos essas possibilidades de apropriação da leitura e da escrita para a sala de aula.
Explorar esse imenso letramento cotidiano em nossas aulas pode beneficiar aos alunos na construção da produção da escrita e da leitura, embora na pré-escola a alfabetização não seja intencional, necessário se faz aproveitarmos todas essas oportunidades oferecidas diariamente no mundo vivido dos alunos para que eles possam apropriar-se do mundo escrito e decodificá-lo.
Penso que a escola deva se preocupar mais em promover atividades aproveitando essas informações com uma visão mais alfabetizadora mesmo, pois nossos alunos já trazem na bagagem todas essas informações antes de aqui chegar, de casa, da rua, do supermercado, da tevê,do computador, das placas e fachadas. Todo esse “mundo escrito” que os alunos vivenciam possui todas as unidades lingüísticas necessárias a produção da alfabetização e nos dão suporte para ensinar a língua materna permitindo apropriação da escrita e da leitura a partir do que já conhecem, convivem e manuseiam diariamente."

Em 22/05/2010

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Turma Nova e Biblioteca Pública

Nessa quinta feira, dia 20 de maio, foi a primeira vez que tive toda a turma nova reunida, não faltou nenhum aluno.
Acredito que a motivação para essa aula de "lotação completa" em tempos de chuvarada foi o fato de avisá-los que teríamos a oportunidade, enfim, de irmos à Biblioteca Pública, para uso de Tele Centro de Informática.
Combinamos na roda o que iríamos fazer nesse dia: postagem no blog individual da atividade de escolha,origem e significado do nome dos alunos, que fizeram essa pesquisa em casa no mês de abril ainda, em função da origem e significado do nome do Município. Não havíamos postado ainda pelo fato exclusivo de não mais termos ido à Biblioteca pelo tempo de chuva. Mas combinei com a Secretária de Educação se chovesse nos mandaria o ônibus para levar e buscar os alunos. (Isso ficou combinado de acontecer agora daqui para a frente, sempre que estiver chovendo em nosso dia combinado da Biblioteca Pública, será oferecido o ônibus.) Informei isso a eles e pedi que avisassem aos colegas se os vissem na rua.

Nosa ida foi proveitosa: postei junto com os alunos essa parte da sua história, não todos, pois o tempo foi curto e alguns não haviam levado o caderno ou o tema pronto ainda. Criei mais dosi blogs novos, de alunos novos e registrei a tarefa.

Esse foi um momento bem importante, pois a medida que eu escrevia a escrita dos pais, passando doc aderno para o blog ia lendo e comentando com o aluno, por fim, ele assinava seu nome e eu o meu.

Nosso registro do projeto está nesse endereço, clique.
As fotos acontecem no blog, aqui.

terça-feira, 11 de maio de 2010

AVALIAÇÃO DA III FEIRA DO LIVRO

Recebemos da Secretaria Municipal de Educação hoje, terça-feira, uma solicitação de avaliação escrita da nossa participação na III Feira do Livro do Município que deveria ser respondida pelos alunos, pois a Secretária deveria ir até a Câmara de Vereadores dar explicações do evento.

Meus alunos foram maravilhosos nessa avaliação: todos os alunos presentes, menos uma menina, disseram ter gostado da Feira do Livro! Relembraram fatos, touxeram à memória nossas atividades na sala, lembraram do escritor Maria Pirata trabalhado em nosso turma, as poesias e das rimas que fizemos com nossos nomes. Lembraram dos animadores da Festa, do teatro de bonecos e até das cadeiras que sentaram, eram todas brancas e bem boas de sentar!

Nas sugestões: disseram que querem a IV Feira do Livro e o escritor Mario Pirata de volta e querem maquiagem, e fazer trabalhos, e visitar as Feira, e ver os livros!!

Um momento muito bonito d eouvir, pois trouxeram lembranças importantes do nosso trabalho realizado junto a eles, em aula.

As fotos da nossa participação estão nesse link, clique.

domingo, 9 de maio de 2010

QUARTA SEMANA DE ESTÁGIO

QUE SEMANA ESSA!
TODAS AS MUDANÇAS GERAM MUITA ANGÚSTIA, INSEGURANÇA, MEDO!
MEUS MEDOS FORAM ACALMANDO, MINHAS IDEIAS COMEÇARAM A FLUIR NOVAMENTE!
MINHA ANGÚSTIA NÃO SE DEU PELO ASPECTO PEDAGÓGICO, DO TRABALHO NA AULA, NA SALA, MINHA INSATISFAÇÃO FOI E É COM OS GESTORES, QUE SÓ PENSAM NO ASPECTO ADMINISTRATIVO, FINANCEIRO, ACOMODADO! SENTADOS NO GABINETE NEM SE DÃO AO LUXO D ENOS CHAMAR PARA SUGERIR, PENSAR JUNTOS, DISCUTIR POSIÇÕES E PENSAMENTOS

AFINAL NOSSOS ALUNOS MERECEM NOSSO RESPEITO, CONSIDERAÇÃO E O TRABALHO DEVE CONTINUAR, POR ELES E PARA ELES.

CONTINUO SENDO PROFESSORA, E CONTINUO MEU TRABALHO, DA MESMA FORMA, ATÉ MAIS FORTALECIDA, AGORA. POIS É TEMPO DE RENOVAÇÃO, DE NOVOS EMPREENDIMENTOS, DE DAR A CONHECER A OUTROS ALUNOS E PAIS COMO REALIZAMOS NOSSO TRABALHO NA SALA E FROA DELA, QUAIS PLANOS, SONHOS E IDEAIS TENHO PARA SEUS FILHOS, QUE AFINAL, SÃO MEUS NOVOS ALUNOS AGORA!

TECENDO MUITAS IDEIAS,
TUDO NOVO,
DE NOVO!

MAS CONTINUO SONHANDO COM UMA EDUCAÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA PARA TODOS, ALUNOS E PROFESSORES, PAIS E COMUNIDADE, PODER PÚBLICO E SOCIEDADE...

ENFIM O TRABALHO ANDA, MESMO COM TANTO ATROPELO NO MEIO, AS CRIANÇAS VÃO-SE SUPERANDO A CADA DIA.
ESSA SEMANA FOI DEDICADA ÀS MUDANÇAS FÍSICAS E DE AMBIENTE, MAS FOMOS NOS ACOMODANDO.
OS ALUNOS TROUXERAM ÀS NOSSAS CONVERSAS E TRABALHOS TUDO AQUILO QUE JÁ VEMOS TRATANDO DESDE O ANO PASSADO. tRAZENDO AS LEMBRANÇAS E MOMÓRIAS IMPORTANTES DO TRABALHO QUE NOS ENVOLVEMOS DESDE O ANO DE 2009:
  1. MEMÓRIAS DAS ORIGENS DA CIDADE, LEMBRANÇAS DE PERTENCIMENTO FAMILIARES E DE ORIGEM
  2. OBRAS, NOMES E SOBRENOMES DOS ARTISTAS, INCLUINDO-OS NESSA PALAVRA "TODOS SOMOS ARTISTAS DA SALA"
  3. CONHECENDO MAIS UM PEDAÇO DO MUNICÍPIO E COBRANDO "NÓS JÁ VIEMOS AQUI NESSA ESCOLA, PORQUE VOLTAMOS, SE JÁ CONHECEMOS?" REFERINDO-SE A VISITA ANTERIOR QUE REALIZAMOS DIVULGANDO NOSSOS PROJETOS DE TRABALHO DO ANO.
  4. DIZENDO: "AS DUNAS NÃO EXISTEM MAIS PORQUE FIZERAM TERRENOS PARA CONSTRUIR CASAS!"
  5. FAZENDO CARAS E BOCAS NAS FOTOS DO "PRESENTE EMBALADO DA MÃE": UMA OBRA DE ARTE, PINTADO PELOS ARTISTAS DA SALA, DE SUAS MÃES, ENROLADAS NUM PAPEL CREPOM E COLOCADAS DENTRO D EUM TUBO D E PAPEL HIGIÊNICO OU TOALHA!

VAMOS CAMINHANDO A PASSOS LARGOS EM NOSSAS CONTRUÇÕS COLETIVAS E PESSOAIS, CRIATIVAS, ARTÍSTICAS E INFORMATIVAS!

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sexta-feira, 7 de maio de 2010

UM DIA DEPOIS DO OUTRO

RECEBI ESSA MENSAGEM ONTEM À NOITE, APÓS UM DIA DE MUITA ANGÚSTIA:

"TEUS PENSAMENTOS E VONTADES SÃO A CHAVE DE TEUS ATOS E ATITUDES...
NÃO RECLAMES NEM TE FAÇAS DE VÍTIMA.
ANTES DE TUDO, AVALIA E OBSERVA.
A MUDANÇA ESTÁ EM TUAS MÃOS.
REPROGRAME TUA META,
BUSQUE O BEM E VIVERÁS MELHOR!
EMBORA NINGUÉM POSSA VOLTAR ATRÁS E FAZER UM NOVO COMEÇOI,
QUALQUER UM PODE COMEÇAR AGORA E FAZER UM NOVO FIM"

CHICO XAVIER

quinta-feira, 6 de maio de 2010

TUDO NOVO, DE NOVO!

RECOMEÇANDO NOVAMENTE!

AO INÍCIO DO ANO LETIVO, FOMOS INFORMADAS QUE PERMANECERÍAMOS EM NOSSAS TURMAS DO ANO LETIVO ANTERIOR, VISTO O TRANSTORNO DE NÃO ESTAR PRONTA A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOVA.

ACEITEI, ÓBVIO.
PENSEI QUE TERIA A TURMA DURANTE TODO O ANO DE 2010.

ENGANEI-ME.

AGORAM, APÓS 2 MESES DE TRABALHO, INCLUINDO NESSE TRABALHO MEU ESTÁGIO NO PEAD, A SURPRESA: MINHA TURMA NÃO ERA MAIS A MINHA TURMA: ENTURMOU COM OS ALUNOS DA OUTRA TURMA, TAMBÉM VINDA DO ANO PASSADO. ALGUNS ALUNOS FORAM PARA OUTRA TURMA, NO MESMO PRÉDIO. OUTROS ALUNOS FORAM AGREGADOS NESSA TURMA, EM NOVO ESPAÇO.

EU FIQUEI SEM CHÃO!

MEIO DE ESTÁGIO.

TURMA DIFÍCIL ANTES, AGORA ENTÃO!

ADAPTAÇÃO DE ALUNOS NOVOS E VELHOS À NOVA SITUAÇÃO.

UM CONSTANTE ESTRESSE DIA E NOITE!, AFINAL PLANEJO AULA E REGISTRO ATIVIDADES A NOITE TODA!

MINHA VIDA, DE NOVO, DE PERNAS PRO AR!

CANSEI DISSO TUDO.

NÃO ACHO NEM CERTO, NEM JUSTO QUE NOSSOS GESTORES FAÇAM O QUE BEM LHES DER NA TELHA E NÃO NOS PEÇAM SUGESTÃO PARA MELHORAR A EDUCAÇÃO ,OFERTADA, AO INVÉS DE FRUSTRAR PROFISSIONAIS, PAIS, ALUNOS E COMUNIDADE!

QUE DROGA ISSO TUDO.

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segunda-feira, 3 de maio de 2010

MUDANÇAS FÍSICAS

Mudamos nosso espaço físico: estamos num hotel, no centro da Cidade, ocupando o Salão do Restaurante, transformados em salas de aula, sendo três turmas de manhã e três turmas de tarde. Não temos paredes, nossas divisórias são linhas imaginárias! isso é muito bom, pois podemos ver acontecer outras coisas ao redor de nós.
Mas é muito ruim o afto de enturmação que aconteceu com os dois prés-escolares da mãnhã: juntaram-se as turmas e hoje está tudo recomeçando! Adaptações novas, alunos novos, alunos barulhentos demais, além dos meua barulhentos que já eram... Meu estágio no meio disso tudo!
Mais desafios ao longo do caminho!!
Estou cansada.