Artsanalmente imprimi na sala mesmo: criaram personagem, desenharam a ação e contaram a história.
Registrei a escrita, colorimos a capa, coloquei título dado pelo aluno e eles assinaram a produção.
Vejam as fotos.
Este blog tem a obrigação de conter as minhas reflexões a cerca dos estudos feitos em cada interdisciplina estudada no curso de Pedagogia à Distância da Ufrgs.
Eu queria poder ser professora e ter uma sala de aula dentro de uma biblioteca, no meio da rua, no centro da Cidade, nas localidades dentrto do Município...
Enfim acho que vou ter que me contentar com minhas paredes diárias... e sair todos os dias para fora delas e viver com meus pequenos toda a magia de aprender a vida em todos os lugares!
Minhas intenções para esse ano letivo com meus pequenos:
Meu trabalho acontece sempre através de Projetos de Trabalho, por isso minhas intenções estão dentro desses quatro projetos do ano:
1. Artistas de Casa
2. Cuidando do Espaço Coletivo
3. Arroio do Sal Geográfico; Qual é teu espaço?
4. Bilioteca Pública: Lugar de Aprendizagens
Através desses projetos desenvolverei as seguintes atividades:
• Promover visitas aos balneários que compõe o Município, e seus pontos turísticos e/ou importantes para quem ali mora, bem como para o Município.
• Visitar os limites do Município, de norte a sul, enfatizando as localidades em que moram os alunos da escola.
• Conhecer os balneários urbanos fora da sede do Município, além da Zona Rural.
• Realizar registros ilustrativos, fotográficos e virtuais.
• Confecção de livro ilustrado das visitas com textos produzidos pelos alunos.
• Exposição de trabalhos na escola e/ou outros espaços públicos de amplo acesso à população.
* Conhecer a história e origem do Município, bem como comparar Arroio do Sal antigamente com a atualidade.
• Desenhos livres e releituras de obras.
• Manuseio de impressos e biografias de artistas variados.
• Visita a um espaço de artes plásticas local.
• Conhecer alguns pintores das artes plásticas locais.
* Mostra de arte.
• Visita semanal dos alunos na Biblioteca Pública para manuseio e exploração do computador em jogos e pesquisas.
* Criação de blogs individuais e exploração do Google Maps
• Manuseio dos impressos existentes, especialmente os livros, jornais e revistas e materiais impressos para realização de pesquisa escrita.
• Registros escritos, ilustrativos, fotográficos e virtuais.
• Confecção de um livro das pesquisas ali realizadas.
• Encontro da família e os alunos na Biblioteca.
• Observação dos espaços que nos rodeiam, enfatizando a limpeza dos ambientes, inclusive do quarteirão e centro da Cidade.
• Organização, limpeza e embelezamento dos espaços externos da escola: pátio de areia e de grama, pátio coberto, jardim de entrada, muro e calçada.
• Recolhimento de lixo e colocação nas lixeiras, inclusive na via pública, no quarteirão da escola.
• Organização e destinação do lixo selecionado recolhido no latão verde da escola, como: recorte dos rótulos e limpeza das garrafas e caixas de leite.
• Ações de panfletagem e distribuição de folders informativos á Comunidade.
• Registros escritos, ilustrativos, fotográficos e virtuais.
Já venho desenvolvendo atividades dentro dos projetos desde o início do ano letivo, em 1º de março, que estão sendo registrados no wiki e os registros fotográficos no blog.