sexta-feira, 30 de abril de 2010

Escritores da sala


Nessa III semana do estágio meus pequenos escreveram um livro!
Artsanalmente imprimi na sala mesmo: criaram personagem, desenharam a ação e contaram a história.
Registrei a escrita, colorimos a capa, coloquei título dado pelo aluno e eles assinaram a produção.
Vejam as fotos.

domingo, 25 de abril de 2010

PENSANDO IDEIAS








Bom, com a abertura nessa noite de hoje da III Feira do Livro do Município de Arroio do Sal, já comecei a pensar um projeto para registrar e valorizar o trabalho de produção textual e criação de artes partindo dos autores que iremos ver na Feira.
Já pensei e registrei um projeto a apresentar para a Secretaria de Educação e Cultura, com o objetivo de valorizarmos as produçãoes escritas dos alunos, em todas as escolas do Município, aproveitando o momento fecundo da III Feira do Livro do Arroio do Sal, onde a exposição de trabalhos dos alunos foi bárbara! Cada uma arte a cada autor trabalhado. E não foi feio , não! Foram trabalhos extremamente bem elaborados, pensados por alunos e professores.

VARAL DE TRABALHOS.


O resultado se encontra nesse varal de fotografias: vejam!
Todos os alunos do Município e os professores se envolvem nas atividades de apresentar os escritores em sala, trabalhar os livros, e as ideias dos autores.
Os trabalhos em exposição na Feira são riquíssimos em criatividade: cada painel, cada representação fantástica! Um momento de encontro entre alunos, escritores, artes, poesia, imaginação, apresentação e representação dos personagens e situações e ãções que ali acontecem.
Então já entreguei o projeto à SMEC, intitulado "VIAJANDO NAS ONDAS DA LEITURA", com o objetivo de aproveitar esse momento fecundo de produção textual e transformá-lo em produção escolar!
O projeto esté registrado aqui.

SEGUNDA SEMANA DE ESTÁGIO

Essa semana foi dedicada ás artes da pintura e da poesia.
Trabalhamos duas poesias do escritor Mario Pirata: "Mistérios e Brincadeiro", dos livros "O Fazedor de Balões e A Magia do Brincadeiro".
Meus alunos se encantaram com as obras do Mario!
As poesias são muito gostosas de trabalhar!

As artes se resumiram ao desenho do Retrato do Mario Pirata e posterior descrição do persagem que desenhou, tendo em vista que não conhecemos o escritor. (Eu preferi ficar na ignorância e não pesquisar o rosto do autor!)

Realizaram o registro em desneho da visita ao Quatro Lagos, a partir da Tarsil do Amaral, da obra "O Pescador".

Ilustração individual e coletivamente a poesia Mistério, do Mario Pirata.

Quando comecei a pensar ontem sobre essa semana toda de atividades voltada para a Feira do Livro e a magia das letras, lembrei de um fato bem importante que aconteceu em minha vida profissional relativo a criação de histórias: a muitos anos atrás, ainda nem trabalhava na escola do Estado:

Era época de Copa do Mundo de Futebol, o Brasil tinha sido Penta Campeão naquele ano, ou no anterior, não lembro.
Então minha amiga Paula ( a que escreveu a história "As aventuras do Papa-Terra") dava aulas numa escola infantil particular aqui em Arroio do Sal.
Paula me convidou para ir até a escolinha contar uma história aos alunos, pois ela havia dito a eles que tinha uma amiga que era princesa! Eu.
Fui.
Mas olha o uqe inventei: peguei um baú pequeno da minha mãe e fui colocando ali dentro tudo quanto era coisinha dourada que ia achando: brincos, argolas, chaves, chaveiros, pecinhas douradas, medalhas do meu pai, troféu dourado que meu pai ganhou em suas apresentações artísticas de Rodeios. Tudo que brilhava e parecia ouro, peguei. Coloquei também várias fotografias antigas, da família e até de gente que não conhecia. Juntei convites de aniversários, de batizado, lembrancinhas de tudo o que era evento das crianças, e velhas mesmos, pois meus irmãos todos já tinham mais de vinte anos!!!

Juntei tudo o que ia aparecendo que lembrasse princesa: riqueza e beleza. Encontrei um convite de aniversário da minha sobrinha da Barbi.

Botei um vestido de babados, de laço, batom na boca, bem rosa, sapatilha e Paula me pegou de carro, pra levar tudo aquilo!

Cheguei lá, sentei na cadeira e eles todos em minha volta: contei minha história de princesa de verdade. Que tinha uma penta avó, chamada Bárbara, de apelido Barbie! Alguém conhecia? Todos conheciam a Barbie, claro.
Puxei meu báu e fui invcentando histórias a cada coisa que tirava de dentro>
Foi lindo, eles acreditavam em tudo que eu contava.
Inventei cada coisa mesmo!!!
os olhinhos deles iam curiosos para mim e para o baú.
Ao fim da história me pegaram, abraçaram e amaram a princesa de verdade que conheceram!

Que gostosura lembrar tudo isso.
Me deu mais vontade ainda de contar e ouvir outras tantas histórias...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

SEMANA I

Essa primeira semana de trablhos foi muito trabalhada!
A história do Município, contada nas "Aventuras do Papa-Terra", da Ana Paula Machado, foi bem aproveitada pelos alunos. Criaram painéis muito bonitos sobre a história do Município e contaram essa história retratada ali com muita propriedade.
Não tiveram nenhum interesse pela divisão geográfica do Município com o uso dos blocos lógicos que utilizei para representá-los. Mas isso será retomado durante todo o ano, qm que vamos dar continuidade ao Projeto "Arroio do Sal Geográfico: Qual é teu espaço?".
As visitas relaizadas no Quatro Lagos foi uma gostosura, as fotos estão linkadas aqui.

As visitas às escolas, para contar das nossas atividades todas forma muito bem acolhidas pelas professoras das turmas e os alunos. Tenho certeza que darão muita importância a isso e também procurarão a Biblioteca para trabalhar, além das artes e do Cuidado com o Espaço Coletivo.

O único porém, que sempre me atrapalha, em todo esse trabalho é o fato de estar registrando o relato diário da aula, isso exige um tempo que não tenho! Corro o dia inteiro em torno do trabalho, fico com minha família só a noite, e esse tempo tem que ser sacrificado para esse registro. Poderia haver alguma coisa diferente que não isso?
Como deixar acumular os registros em dois ou três dias, conforme foi orientado pela professora, pois acabam se perdendo memórias importantes nesse curto espaço de tempo!!!
Estou cansada de correr tanto e todo dia!!!
Enfim, faz parte....

quarta-feira, 14 de abril de 2010

ESTÁGIO SEMANA I

Essa semana está sendo muito cansativa!
planejar meu trabalho da aula sempre foi algo que me deu prazer, e sempre tive muitas ideias para isso.
Meus projetos de trabalho foram pensados em cima das necessidades dos alunos:
  1. as Artes plásticas para desenvolver a importância de reconhecer seus desenhos e ilustrações diários como produção individual e registro de um momento vivido em cada traço; a representação daquilo que meu pequeno entende da vida dele e da vida da escola, a oportunidade de visualizar ali em suas criações um ponto importante da construção da representação da sua inteligência, e seu poder de criar!
  2. O projeto do Município faz parte da nossa vida pessoal, cotidiana e social: todos vivemos sob o mesmo mapa geográfico, estamos inseridos numa comunidade que já tem uma história iniciada e que vamos dar continuidade à essa história com a nossa passagem por aqui e nossas vivências grupais, e que podemos construir mais coisas do que os primeiros que aqui chegaram: retirar o sustento do mar foi só o começo, nós todos podemos retirar alguma coisa tão sólida e duradoura quanto essa história: fazemos parte dela, somos integrante e pertencemos a essa Comunidade. Mesmo os que vieram de fora, e que chegaram agora, a pouco tempo. Conhecer nosso Município é algo que importa, para podermos perceber o qaunto já crescemos e o quanto foi construído por outros...
  3. A Biblioteca Pública Municipal nos oferece mais oportunidades de aprendizagem que a sala de aula: temos os computadores, podemos nos conectar com o resto do mundo, saber das notícias, conhecer tantas novidades, viajar por tantos lugares e observar muitas imagens, de todos os lugares do mundo! Os livros nos permitem viver as aventuras dos personagens na Hora do Conto: vestir a roupa do mocinho e vibrar com a derrota do bandido. Conhecer possíveis mundos "impossíveis", ouvir tantas novas palavras, não sabe ro significado e poder entender o que diz a palavra quando perguntamos o que é isso? Enciclopédias pesadas, Jornais, revistas, panfletos, periódicos, cartelas de informações, cartinhas de informações (tipo de animais)... são tantos os impressos ali existentes que nem conseguimos dar conta de ver a todos. Quanto mais saber de tudo. Sempre haverá alguma coisa mais para aprender. Sair das paredes da escola e viver nesse mundo, por vezes parece até meio mágico: meus pequenos se encantam com as histórias, com o manuseio do computador, com a sua criação na tela, contam da sua produção, pedem pra trocar esse jogo, avisam que trancou, travou o pc! Todos se arriscam e se aventuram nesse mundo gostose cheio de todas as coisas!
  4. Cuidar do Espaço Coletivo: ver como fica limpo o espaço que antes estava cheio de lixo, perveber que algumas pessoas já cuidam, encontrar as lixeiras públicas nas ruas centrais nesse ano foi uma festa! até o ano passado não existia. Visitar ouyros lugares e contar a nossa ideia para outras pessoas foi um bom jeito de entender daquilo que todos precisamos fazer jutnos: cuidar do Planeta.
  5. Ver nossas fotos sndo projetadas na tela, ver sorriso e admiração da família ali olhando, identificar-se nas atividades registradas, reconhecer seu trabalhinho no varal... Isso não tem preço: as carinhas se alargam, os olhos sorriem e a boc emudece, ou falam todos juntos ao mesmo tempo!

Eu queria poder ser professora e ter uma sala de aula dentro de uma biblioteca, no meio da rua, no centro da Cidade, nas localidades dentrto do Município...

Enfim acho que vou ter que me contentar com minhas paredes diárias... e sair todos os dias para fora delas e viver com meus pequenos toda a magia de aprender a vida em todos os lugares!

domingo, 11 de abril de 2010

Arquiteturas Pedagógicas

Minhas intenções para esse ano letivo com meus pequenos:

Meu trabalho acontece sempre através de Projetos de Trabalho, por isso minhas intenções estão dentro desses quatro projetos do ano:

1. Artistas de Casa
2. Cuidando do Espaço Coletivo
3. Arroio do Sal Geográfico; Qual é teu espaço?
4. Bilioteca Pública: Lugar de Aprendizagens


Através desses projetos desenvolverei as seguintes atividades:

• Promover visitas aos balneários que compõe o Município, e seus pontos turísticos e/ou importantes para quem ali mora, bem como para o Município.
• Visitar os limites do Município, de norte a sul, enfatizando as localidades em que moram os alunos da escola.
• Conhecer os balneários urbanos fora da sede do Município, além da Zona Rural.
• Realizar registros ilustrativos, fotográficos e virtuais.
• Confecção de livro ilustrado das visitas com textos produzidos pelos alunos.
• Exposição de trabalhos na escola e/ou outros espaços públicos de amplo acesso à população.

* Conhecer a história e origem do Município, bem como comparar Arroio do Sal antigamente com a atualidade.


• Desenhos livres e releituras de obras.
• Manuseio de impressos e biografias de artistas variados.
• Visita a um espaço de artes plásticas local.
• Conhecer alguns pintores das artes plásticas locais.

* Mostra de arte.


• Visita semanal dos alunos na Biblioteca Pública para manuseio e exploração do computador em jogos e pesquisas.

* Criação de blogs individuais e exploração do Google Maps
• Manuseio dos impressos existentes, especialmente os livros, jornais e revistas e materiais impressos para realização de pesquisa escrita.
• Registros escritos, ilustrativos, fotográficos e virtuais.
• Confecção de um livro das pesquisas ali realizadas.
• Encontro da família e os alunos na Biblioteca.

• Observação dos espaços que nos rodeiam, enfatizando a limpeza dos ambientes, inclusive do quarteirão e centro da Cidade.
• Organização, limpeza e embelezamento dos espaços externos da escola: pátio de areia e de grama, pátio coberto, jardim de entrada, muro e calçada.
• Recolhimento de lixo e colocação nas lixeiras, inclusive na via pública, no quarteirão da escola.
• Organização e destinação do lixo selecionado recolhido no latão verde da escola, como: recorte dos rótulos e limpeza das garrafas e caixas de leite.
• Ações de panfletagem e distribuição de folders informativos á Comunidade.
• Registros escritos, ilustrativos, fotográficos e virtuais.


Já venho desenvolvendo atividades dentro dos projetos desde o início do ano letivo, em 1º de março, que estão sendo registrados no wiki e os registros fotográficos no blog.

domingo, 4 de abril de 2010

Perfil da Turma

Minha turma é da educação infantil, do pré-escolar 2 A, composta de 12 alunos.

É uma turma que vem desde o berçário na educação infantil, pois as mães trabalham e necessitam desse local para deixar os filhos.

Por isso os alunos estão meio que "saturados" desse espaço.
E demonstram muito do seu descontentamento de aqui estar durante todo o ano, por muitos anos.

Nossa escola tem como filosofia partir sempre do lúdico, do brincar. E exige que toda a aprendizagem parta dessa premissa.
Vejo nitidamente que os alunos também já se cansaram desse "brincar o tempo todo".

Essa percepção me deu uma clareza maior para o ato de ensinar: preciso explorar muito mais o ensino das letras e sua função específica de escrita e leitura, enquanto função da escola, pois os alunos cansaram só do brinquedo.

Está sendo um bom momento esse, pois os alunos estão bem envolvidos com as atividades propostas, registrando as informações, meio ávidos dessa tarefa escolar: apropriação das letras, da escrita, da imagem, da leitura.

Estou registrando escrita todos os dias na parede, no quadro verde e no caderno dos alunos, chamando a atenção para a palavra escrita, para o texto, para a atividade realizada.

"bom dia", "hora do brinquedo de casa", " Hora do Passeio", ... "registro do brinquedo de casa" "visita na casa da"
...

Minha turma

Minha turma do estágio é da educação infantil, a turma em que trabalho.
O pré 2 A foi minha turma ano passado, no nível pré-escolar 1. Para esse ano seguimos com as mesmas turmas em que estávamos, pois a escola está em mudanças: uma nova escola está para ser inaugurada nesse mês de abril, então as turmas do ano letivo de 2010 ainda não foram criadas, nem reorganzidas.

A princípio não gostei de seguir com a turma, pois estava acostumada a ter uma nova turma a cada ano letivo.
Depois pensei que seria legal dar continuidade ao trabalho do ano passado, pois já nos conhecíamos e poderíamos acrescentar em nossa caminhada desse ano.

Não me enganei, está sendo muito bom dar continuidade ao trabalho iniciado no ano passado, inclusive alguns projetos continuarão, pois foram bem importantes: o da Bilioteca Pública, o do Meio Ambiente, o do Município e o das Artes.

Reorganizei os projetos, revi objetivos específicos, reformulei atividades e melhorei as propostas.

O projeto da Inclusão na Biblioteca que eram 3, juntei somente em 1: uso dos computadores, pesquisa via internet e nos impressos e Hora do Conto.

O projeto "Cuidando do Espaço Coletivo" tomou uma proporção maior: passaremos a realizar mais atividades na Comunidade e divulgaremos nossa ideia ás escolas do Município.

O projeto das Artes "Artistas de Casa" terá mais tempo de acontecer nesse ano, poderemos realizar as atividades com mais calma e conhecer tantos outros artistas locais! Bem como poderemos realizar as visitas mensalmente ao atelier do Sereia, local onde acontecem as aulas de pintura.

O espaço geográfico do Município será mais bem explorado; conheceremos mais localidades, veremos os pontos importantes das localidades e poderemos confeccionar um livro mais bem elaborado da divisão física do Município. Bem como poderemos explorar mais informações a cerca desses locais.

Os projetos do ano passado estão registrados aqui.
Os registros fotográficos nesse endereço.

Os projetos desse ano e a caminhada está sendo registrada aqui, clique.

Enfim...

Estou cheia de ideias e planos para esse ano!
Tomara possa realizar um bom trabalho com meus pequenos novamente.